Nesse texto decidi fazer algo diferente do que costumo fazer e falar aqui. Esse assunto é um tanto arriscado pra fazer um texto porque não é fácil escrever sobre algo que consiste em mais perguntas do que respostas.
Se você está aqui nesse site, obviamente é apaixonado por musica e não vive sem ela. Mas afinal o que é a musica que ouvimos todos os dias? Existe uma simples resposta para essa pergunta: Não sabemos. Sim, não sabemos o que é a musica e o por que de tudo que sentimos quando à escutamos. Acontece que a musica é mais do que alguns instrumentos tocando simultaneamente. Ela “vai onde a explicação humana não pode chegar”. Muitas pessoas escutam musicas, mas algumas à sentem e transformam tudo que o ouvido pode escutar e os olhos podem ver em sentimentos que até hoje são inexplicáveis. Sim, você deve ser uma delas…
Quantas vezes você já fez uma Playlist (Lista de reprodução) só com musicas tristes quando estava triste? E com músicas mais “agressivas” quando estava com raiva ? ou até “Românticas” quando estava apaixonado? Mas a questão é: Por que? O ser humano ao longo e seu desenvolvimento cultural, fez vários “tipos” de musicas. Não estou falando de estilos musicais, estou falando de musicas com *Feeling*. Algumas tristes, outras agressivas e etc. Quem toca algum instrumento sabe que isso se deve ao fato de que é simplesmente impossível criar algo agitado em um instrumento quando se está triste ou vise-versa. Dessa maneira o que aconteceu foi que: A musica se transformou em algo mais do que uma distração ou uma forma cultural, mas sim em um meio de “transferência” de sentimentos de quem à cria até quem à escuta.
A musica frequentemente faz parte da vida de muitos, faz parte do sentimento de muitos, sendo que em algumas situações podem ser até “nocivas” a alguém. Ela acompanha todos os sentimentos de uma pessoa (como eu disse acima no caso das Playlist’s) e é difícil alguém ouvir algo animado quando se está triste… E é tão enigmática que pode ter uma alta interferência também quando se fala em “Depressão”. Quem já passou por isso sabe, não é simplesmente colocar um fone e “curtir uma musica” mas sim ouvi-la e tirar tudo que ela tem a oferecer, desde tristeza até felicidade, por isso, ela deve ser “usada”, digamos que, com moderação em algumas situações. Mas não é por isso que a musica deixa de ser algo bom, pelo contrario, isso apenas coloca mais incógnitas relacionadas ao assunto.
Bem, sabemos muito pouco sobre esse fenômeno chamado música, tudo que temos em mente é que a música é tudo que precisamos e muitas vezes tudo que pode corresponder ao que sentimos ou queremos, e que realmente é mais do que instrumentos tocando simultaneamente, mas sim uma forma de se colocar na linha novamente. Sim, quantas vezes você passou por alguma situação talvez “estressante” e foi ouvir musica e ela te acalmou ou até mudou algum pensamento seu? Tenho certeza que muitas vezes.
Você pode pensar: “Eu escuto algo que não sei nem o que é. Isso é ignorância”. Não, não é ignorância. Isso é realmente o inexplicável.
Tudo que devemos fazer não é discutir o que é a musica, mas sim ouvi-la e deixar que ela tome conta de nossa mente da melhor forma possível!
É desnecessário citar que escrevi esse texto escutando musica, não é?
Definição de:
*Feeling* : No inglês significa Sentimento, e ao ser relacionado à musica ele se transforma em uma especie de sensação (sentimento) que ela (música) proporciona

